A importância da drenagem linfática manual na reabilitação de pacientes mastectomizadas.
Mas o que é mastectomia?
Mastectomia é o nome dado a cirurgia de retirada de uma parte ou até mesmo toda a mama, seja feminina ou masculina. Realizada em casos de diagnóstico de tumores mamários. Dependendo do caso da paciente, além da retirada do seio, musculatura do peitoral, glândula mamária é necessário ainda a retirada dos linfonodos axilares. Que fazem parte do nosso sistema imunológico e são responsáveis pela drenagem linfática da parte superior do nosso corpo como braço, tórax e metade superior das costas.
Por serem responsáveis pela drenagem da parte superior do corpo, é comum que após passarem pelo procedimento de mastectomia associada a retirada dos linfonodos axilares, o braço da paciente fique edemaciado (inchado), prejudicando assim, as atividades do dia-a-dia, restringindo a movimentação do braço, e dando aquela sensação de peso. Sem entrar no mérito da auto-estima da mulher que já está abalada pelo diagnóstico da doença e do procedimento.
A drenagem linfática manual após o procedimento de mastectomia é indicada para a redução desse linfedema, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da paciente, raebilizar o braço afetado devolvendo a livre mobilidade para as atividades do dia-a-dia.
É importante ressaltar, que a drengaem linfática nesses casos, não é como as drenagens convencionais, é uma drenagem especializada visando sempre a reabilitação, e a saúde da paciente. Deve ser feita uma avaliação prévia, e ter um aval médico liberando a paciente para iniciar as drenagens, conforme o tratamento oncológico. Sendo o Fisioterapeuta o único profissional apto a realizar esse procedimento.
Para maiores informações agende uma consulta de avaliação na Multiclínica Jaraguá.
Leopoldo Mahnke, 261 | Jaragua do Sul – SC
(47) 3275-0984
(47) 9160-6867 – WhatsApp
contato@multiclinicajaragua.com.br
Aguardo vocês.
Dra. Aline Bavaresco