Café das Benditas!
Ontem aconteceu o 4 º Café da Benditas em Jaraguá do Sul, tudo feito com muito carinho e dedicação. Ali tivemos um Bate Papo( Talk Show) sobre autoestima, dicas de moda, louvor e Coffee Break. Eu e minhas amigas Denise Santos e a psicóloga Débora participamos do bate-papo e foi muito legal pois foi a primeira vez que participei de um Talk Show.
Agora vou falar um pouco sobre o assunto que conversamos no café:
Autoestima:
A autoestima é o modo como cada pessoa se valoriza, é uma avaliação de si mesma. Esta avaliação pode ser positiva ou negativa, e quando a mulher tem uma imagem positiva de si mesma ela transforma fracassos em motivações para enfrentar e vencer desafios, transformando-os em vitória.
E quando a imagem é negativa de si mesma é ao contrário, as coisas boas e oportunidades se transformam em medos e inseguranças, ela mesmo destrói as suas oportunidades. Nós mulheres somos muito instáveis e a nossa autoestima pode ocorrer variações. Analisem comigo algo; quando estimamos alguém queremos o bem desta pessoa,tentamos fazer o melhor para ela não é assim? Então é deste jeito que devemos agir conosco, nos amando, querendo o melhor para nós mesmas, porque isso nos faz crescer e ser mais feliz.
1- Como reconhecer e enxergar o nosso valor?
Se autoconhecendo, sabendo quem somos, pois na palavra de Deus no livro de Efésios 1:4 nós podemos saber o nosso valor perante Deus; “Assim como nos escolheu, Nele, antes da fundação do mundo…” Amadas Deus nos elegeu Nele, e somos imagem e semelhança Sua assim como está escrito em Gênesis 1: 27. E as palavras imagem e semelhança referem-se a algo feito de um padrão, e o nosso padrão é Deus. Por isso não devemos aceitar o padrão que a sociedade nos impõe, devemos entender que a avaliação que Deus faz de nós não depende do modelo atual de beleza, mas do imutável padrão divino de amor incondicional. Quando alguém é estranho consigo mesmo, se torna estranho para os outros e isso é um sinal de baixa autoestima, por isso é nossa tarefa lembrarmos quem somos em nós mesmas sem se comparar.
2- Quais são os maiores inimigos da autoestima?
Um dos maiores inimigos da autoestima na minha opinião é a comparação, porque toda comparação é injusta em qualquer área de nossas vidas, mas no caso da autoestima não podemos nos comparar porque cada pessoa tem o seu biotipo, sua personalidade, e quando nos comparamos a alguém é porque nos sentimos inferior a outra pessoa e também rejeitamos a dádiva de Deus em nossas vidas de sermos imagem e semelhança Dele, e deixamos de ser gratas pelo seu amor incondicional.
Deus não olha para o nosso biotipo, Ele vê lá dentro de nós , esquadrinha os nossos corações. E quando entendemos como Deus nos vê nos tornamos mulheres livres, e alcançamos todo o nosso potencial como mulheres, esposas, mães, filhas e amigas. Não esqueçam que uma mulher doente gera filhos e maridos doentes. Nós mulheres somos únicas, incomparáveis e quanto mais nos identificamos com Cristo, mais ficamos livres da pressão e opinião dos outros.
3- Como podemos melhorar nossa autoestima?
Podemos melhorar a nossa autoestima através da nossa aparência, porque negligenciar a aparência pode nos levar a ter baixa autoestima. A beleza exterior de uma mulher deve complementar o seu interior, a beleza não consiste apenas num rosto bonito ou na roupa de ultima moda, vai muito além disso.
A boa higiene,os cuidados com a pele, roupas apropriadas e boas maneiras são meios de apresentar uma aparência exterior agradável que atraia as pessoas para perto. Quando mantemos a imagem de feminilidade e graça preservamos relacionamentos. “Ninguém pode fazer você se sentir inferior sem seu consentimento, então não de ouvidos a opinião dos outros, o que deve prevalecer em sua vida é como Deus te vê”.
4- Por fim, em Cristo encontramos nosso Valor;
O valor de uma mulher não pode ser medido através dos sentimentos dos outros ou exigências da sociedade, ao contrário porque a mulher que se valoriza o seu caráter é formado pela luz da palavra de Deus. Não existe alguém mais interessado por nós do que o nosso próprio Deus, sabe porque?
No livro de Salmos 139: 17-18 está escrito: ” Que preciosos para mim ó Deus são os seus pensamentos! E como é grande a soma deles, se eu os contasse, excedem os grãos de areia; contaria, contaria sem jamais chegar ao fim.” Que lindo saber que Deus se preocupa conosco todo tempo, e por isso nos criou para sermos únicas e nos pontos em que a nossa autoestima sofreu danos, Ele restaura por intermédio de Jesus Cristo. Tire os olhos de si mesma, e identifique-se com a pessoa que Deus diz quem você é , quando cremos na forma como Deus nos vê, conquistamos a melhor autoimagem que alguém pode ter de si mesma.
Não esqueçam que o nosso valor muito excede o de finas jóias, nós somos como pérolas preciosas nas mãos do Senhor, porque as pérola originais são geradas uma a uma sendo únicas em sua criação.
Nós mulheres somos uma criação divina incomparável, somos únicas e por isso não devemos ter dúvidas que somos a melhor versão que Deus criou para nós.
Beijinhos no coração de cada uma de vocês
3 Comentários
Denise
Doi tudo muito lindo. Um dos enorme prazer poder compartilhar um pouco meu aprendizado de vida ao lado de pessoas tão especiais como você. Bjinhos💕
Denise Braga S. Santos
Foi*
Denise Braga S. Santos
um enorme prazer* (affs problemas no teclado do celular😑)