Outros,  Vida Saudável

Diástase Abdominal,será que você tem?

Imagem1

Esse tipo de caso atinge aproximadamente 37% das mulheres e pode acontecer tanto por causa de uma cirurgia quanto por causa da gravidez. Imagine uma linha vertical que começa logo abaixo dos seios e vai até o púbis. É em toda essa região que ocorre o afastamento dos músculos.

Qualquer mulher pode desenvolver esse problema, mas é mais frequente em mulheres obesas e grávidas. No caso das grávidas, esse quadro vai depender do ganho de peso que a mulher teve durante o período de gestação.

Alguns indícios mostram que as mulheres sedentárias acabam sofrendo disso também, já que a musculatura fica mais frouxa e o abdômen mais flácido.

Para identificar se a mulher tem diástase no pós-parto é muito simples. Deitada no chão, flexionar o tronco levemente a 45 graus. Nessa posição, poderá ser sentido um pequeno “buraco” no meio do abdômen, separando os dois lados da musculatura da barriga. Verificar quantos dedos cabem nesse vão e assim saberá a gravidade ou não do quadro. Não faça essa manobra antes de completar seis meses do nascimento do bebê, pois o organismo precisa de um tempo para voltar para o lugar

Um ou dois dedos é absolutamente normal, fazendo exercícios físicos específicos a musculatura voltará ao normal. Três a quatro dedos a atenção deve ser especial. Há casos que com tratamentos que combinam exercícios direcionados e procedimentos estéticos específicos, os resultados são satisfatórios.

Por que a diástase acontece?

A diástase é um quadro de resposta ao crescimento lento e progressivo do bebê no útero da mãe. É considerada comum, principalmente no final da gravidez. Muitas mulheres procuram até cirurgias, como abdominoplastia ou miniabdominoplastia. Se o caso for muito grave, exercícios mais específicos podem minimizar a aparência. Se você optar pela cirurgia plástica, só pode fazê-la quando não quiser mais engravidar.

Como prevenir

Controle de peso é a primeira coisa que pode evitar esse problema, principalmente durante a gestação. Lembre-se de que essa história de que você está comendo por dois é puro mito, alimentação balanceada é necessária! Mas não precisa ficar tão preocupada, porque a diástase não causa danos à saúde, é um problema estético que pode ser resolvido, se você quiser no pós-parto forem realizados exercícios com profissionais capacitados, fisioterapeutas ou professores de educação física que entendam do assunto, o resultado tende a ser muito mais eficaz do que se realizado em academias comuns que não tenham esse enfoque.

Se você já planeja ter filhos, tente fazer exercícios que fortaleçam a musculatura do abdômen, como abdominais. Se você já está grávida, procure seu médico para saber que tipo de fisioterapia você pode fazer, sempre com acompanhamento profissional

É fato que o corpo da mulher se modifica após a maternidade, mas podemos contribuir desde a prevenção até o pós-parto para mantermos nossa autoestima em alta. Seguir uma alimentação balanceada, evitando excesso de ganho de peso, fazer exercício físico com liberação médica e seguir as orientações dadas durante o pré-natal são fundamentais para uma boa gestação, parto e pós-parto.

Caso desejem mais informações ou agendar uma consulta com a querida Fisioterapeuta Aline segue endereço:

Dra. Aline Bavaresco

Contatos: Clinica Levie 3372-0313/ 9244-7276

Email : aline.fisiodermato@gmail.com

 

 

Comentários desativados em Diástase Abdominal,será que você tem?

Descubra mais sobre Delicada Pérola

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading