O dente do meu filho está mole… o que faço?
Este é um momento bem simbólico para a criança que deve ser visto com muito carinho e atenção, afinal trata-se de uma fase de transição. Já não serão mais bebês e sim rapazinhos e mocinhas ganhando um dente permanente, dente de adulto.
É muito interessante as diversas maneiras com que os pais e as crianças tratam o assunto da troca de dentes.Tem criança que se diverte e tem criança desconfiada, tem os pais que curtem e tem os pais que morrem de medo de ter que ajudar o filho a ficar de janelinha.
As principais perguntas dos pais :
– Acho que o dente do meu filho está mole
– Será que está na hora mesmo? Deixo ele mexer? Quando devo ajuda-lo? Levo no dentista?
Primeiro Calma !!!!
O inicio da mobilidade nos dentinhos de leite, pode acontecer entre 4 anos e meio e 7 anos e também não é padronizada para toda criança , tem criança que pode começar precocemente aos 4 anos e tem criança que só aos 7 anos .
Cada criança tem seu ritmo geralmente os primeiros dentes a trocar normalmente são os incisivos centrais inferiores. O importante é ter um bom controle desta fase com a odontopediatra para acompanhar se o desenvolvimento dos dentinhos permanentes estão dentro da normalidade.
Mamães esse assunto deve ser tratado da forma mais tranquila possível, sem criar expectativas ou forçar a barra com a criança. Explicar que aquele dente vai sair para dar lugar a um dente novo mais forte e mais bonito. E se a criança quiser balançar ótimo, não tem problema algum, só ajuda e facilita a exfoliação natural.
O ideal é que tudo ocorra da forma mais natural possível, uma hora o dente que está mole vai acabar caindo, seja mordendo uma maçã, brincando de bola ou na hora da escovação. Mamães converse com seu filho, conte histórias, experiências engraçadas de quando você também passou por esta fase que ele está agora, transforme este acontecimento em um momento alegre e especial … Lembrando que criatividade é tudo .