O que é Celulite?
Celulite é a pior inimiga das mulheres, mas infelizmente, eu costumo dizer, basta ser mulher para ter celulite. Mas o que é e como funciona o seu aparecimento?
A celulite resulta da acumulação de gordura nas camadas superficiais da pele causando o conhecido efeito “casca de laranja”. Este problema afeta a maioria das mulheres e não é exclusivo de pessoas com excesso de peso, isso mesmo, pessoas magras também têm celulite, e algumas vezes mais do que pessoas com excesso de peso. Isso porque numa hipoderme (camada inferior da pele) saudável, a gordura existente está perfeitamente compartimentada nos tecidos e a pele apresenta uma textura lisa. Uma rede capilar bem estruturada fornece ao tecido gorduroso o oxigênio e os nutrientes necessários e permite uma eficiente remoção de toxinas. Em tecidos com problemas a rede capilar fica alterada assim como a rede de fibras de colágeno. Este processo irá dar origem ao aparecimento de celulite. Os fatores que potenciam o aparecimento de celulite incluem mudanças físicas e fisiológicas que possam produzir problemas capilares e circulatórios nos tecidos superficiais da pele.
A celulite pode ser graduada conforme a sua gravidade, podendo ser classificada do grau I ao IV.
Grau I. É aquela celulite que não aparece quando a pessoa está relaxada, só aparece no momento em que a musculatura é contraída ou a pele é apertada, adquirindo o então conhecido aspecto de “casca de laranja”, há uma pequena formação de fibroses (tecido endurecido cicatricial embaixo da pele) que dificulta ainda mais a circulação no local.
Grau II. É aquela que mesmo sem contrair a musculatura já é visível, aparentando certas ondulações na pele.
Grau III. Com o aumento da retenção de líquido devido a gordura e o maior número de fibroses o desnivelamento da pele também aumenta apresentando depressões e abaulamentos. Em alguns casos podem causar uma leve dor.
Grau IV. As depressões e abaulamentos são intensificados, inchaços e fibroses intensas aparecem endurecendo a pele. Os vasos são frequentemente visíveis. Na grande maioria dos casos, a dor está presente, e as depressões na pele são visíveis mesmo por baixo de tecidos finos.
Quais as causas?
Alguns fatores contribuem para o desenvolvimento da celulite:
• Excesso de ingestão de fritos, álcool e doces;
• Tabaco;
• Stress;
• Problemas de circulação;
• Falta de exercício;
• Ingestão insuficiente de água;
• Mudanças nos níveis hormonais (como as que ocorrem por exemplo durante a gravidez).
Mas calma mulherada, com a ajuda da tecnologia, hoje podemos retardar o processo de desenvolvimento da celulite, nas próximas semanas falarei um pouco sobre alguns tratamentos, infelizmente ainda não são definitivos, eles ajudam a amenizar a aparência de “casca de laranja” e a reduzir o grau da celulite.
Dra. Aline Bavaresco
Contatos: Clinica Levie 3372-0313/ 9244-7276
Email : aline.fisiodermato@gmail.com