Quais as vantagens de preparar e levar a sua marmita de casa?
A moda agora é levar comida preparada de casa para o trabalho, a nossa velha e boa marmita. Uma opção que além de barata, pode ser saudável e excelente para fugir dos malefícios dos agrotóxicos, conservantes, frituras, gorduras hidrogenadas, etc. Sem falar do exemplo que podemos dar aos colegas.
Muito trabalhoso? Antes de vocês falarem “ah aí complica”, convido a fazerem o teste do Restaurante a Quilo, aqueles conhecidos por sua “comidinha caseira”.
Primeiro o teste de olfato: cheguem próximos ao balcão de comidas quentes e sintam o aroma. O que vem de lá? Uma mistura de cheiros, alimentos esquentados e requentados.
Agora o teste da visão: Apreciem a enorme quantidade de legumes e saladas… falta brilho, vida. Agora, se conseguirem,
Prossigam com o teste de paladar: degustem. Tudo tem o mesmo gosto, aquele vindo dos caldinhos prontos, não é? Já que chegaram até aqui,
Que tal o teste de audição: tem algo crocante? Nem pensar. Nos fast foods, como o próprio nome diz, comam rápido, porque se esfriar fica tudo muito ruim mesmo.
Ah, o cheirinho da comida caseira! Até um simples e trivial feijãozinho com arroz, desperta nosso paladar rapidinho. Aquela salada fresquinha, comprada com critério e lavada com todo cuidado!
Esse é o teste do tato que ficou faltando lá em cima, como será que as saladas são lavadas nos restaurantes onde a pressa é uma constante?
As vantagens de preparar e levar a sua marmita para o trabalho
Devemos cultivar as delícias de levar marmita. Seguem algumas vantagens:
- Você tem controle sobre o que come, podendo preparar algo mais saudável, e de acordo com seu humor ou dieta especial.
- Você estimula sua criatividade, sensibilidade e habilidade na cozinha. E pode aproveitar sobras!
- Você pode escolher um canto mais quieto e agradável para saborear seu almoço, em lugar de ter uma refeição corrida num restaurante muitas vezes apertado e barulhento.
- Mesmo que você não seja “expert” em cozinhar, há muito menos chances de você enjoar do seu próprio tempero, o que não acontece mesmo no melhor dos restaurantes!
- Você economiza. Precisa falar mais? Também pode evitar embalagens descartáveis!
Mas o que é que eu levo na Marmita?
Se você tem onde esquentar a comida, poderá aproveitar as sobras do jantar, por exemplo, ou criar coisas bem gostosas, como o próprio arroz e feijão que falamos há pouco. Massas são ótimas opções, pois variando o acompanhamento, elas ficam deliciosas. Macarrão com molho e queijo ralado fresco. Macarrão ao azeite e brócolis, macarrão com berinjelas temperadas com bastante tomate picadinho, cebola, manjericão; macarrão com legumes e molho branco. E assim vai, pode ser qualquer tipo de massa – mas opte sempre pela opção INTEGRAL.
Os legumes também são importantes e fáceis de serem transportados. Refogados acompanham bem a dupla arroz e feijão. Lasanha de chuchu, abobrinha ou berinjela. Suflê de chuchu com queijo, que também pode ser feito com abobrinha ou abóbora. Purê de batata, mussarela, molho de tomate orgânico e lascas de queijo parmesão. Trocando-se a batata por mandioquinha, muda-se o sabor. Acrescentando-se cenoura a qualquer das opções fica lindo e delicioso.
O que não pode faltar é um bom prato de salada, folhas, tomates, pepinos, rabanetes, abobrinha crua, grãos, pedacinhos de queijo, azeitonas, croutons. Só aqui já temos uma excelente refeição. Não se esqueça de levar o tempero da salada separado para que os alimentos não murchem. Limão ou vinagre de maçã, azeite extra virgem, sal marinho e ervas aromáticas. Pode colocar coalhada seca, mostarda em grãos e tudo o mais que pedir a sua criatividade, mas nada de temperos prontos, por favor!
Frutas de sobremesa? Morangos, melão, melancia, mamão, laranja, kiwi, uva, pêssego, ameixa, opções é que não faltam. Quer um docinho? Chocolate acima de 60% cacau.
Não podemos esquecer os lanches tanto o do meio da manhã como o da tarde. Iogurte com frutas ou granola, 1 fatia de bolo ou alguns biscoitinhos caseiros, sucos de frutas (temos diversas opções de sucos orgânicos nos supermercados), pão caseiro recheado, gelatinas com frutas.
Uma linda bolsa térmica, além de fashion, acomodará muito bem os recipientes com sua comidinha saborosa e saudável, acondicionada é claro em recipientes de vidro. Cuidado com os de plástico devido ao bisfenol A e os de alumínio que podem causar alterações aos alimentos, especialmente aqueles que contêm molho de tomate. Prefira sempre aquecer em forno elétrico ou a gás, se possível. Terminada a refeição, lave imediatamente os recipientes, nada de preguiça.
DICA: Monte seu cardápio faça as preparações no final da semana, o resultado será uma dieta equilibrada, saudável e com menos peso no corpo e no bolso. Os pratos podem ser congelados, mas não utilize o congelamento por mais de uma semana para não perder a energia do alimento. Ok? Outra opção é escolher um fornecedor de confiança para fazer suas porções saudáveis.
Não se esqueça de beber, ao longo do dia, bastante água. E o principal, para resultados diferentes: ATITUDES DIFERENTES!
Estas são as dicas da nossa querida Nutricionista Camila Alves, segue o contato:
Nutricionista Camila Alves
Clinica Le Vie
(47) 3372-0313/9107-7297