Quando a gordura se torna a vilã da sua saúde?
O colesterol é importante para o nosso organismo, pois faz parte da produção de hormônios, vitamina D e ácidos biliares que atuam na digestão e na absorção das gorduras no intestino.
No sangue, o colesterol é transportado sob duas formas:
- HDL-colesterol: benéfico ao organismo. Tem a função de conduzir o colesterol para fora das artérias para posterior metabolização hepática (fígado).
- LDL-colesterol: seus níveis elevados tornam-se prejudiciais ao organismo. O LDL-colesterol, transporta o colesterol do fígado para as artérias e o seu depósito neste local acelera o processo de aterosclerose – que é provocada pelo acúmulo de placas nas artérias que levam ao coração, conhecida também como endurecimento das artérias – aumentando o risco de infarto do miocárdio e de acidente vascular cerebral (derrame).
Porém, a elevação do nível de colesterol total, alteração de suas frações (HDL e LDL) e ainda o aumento dos triglicérides (gorduras produzidas pelo fígado), é um importante fator de risco para doenças cardiovasculares e caracteriza-se como DISLIPIDEMIA. Alguns cuidados nutricionais podem ser tomados para que essas gorduras não prejudiquem a sua saúde.
Para controle dos níveis de triglicérides, deve-se evitar o consumo excessivo de açúcares, doces em geral, massas, pães, arroz, batatas, além das bebidas alcoólicas. Deve-se também moderar o consumo de gorduras.
A ingestão de gorduras deve ser equilibrada. Recomenda-se dar preferência ao consumo de gorduras poli-insaturadas e de gorduras monoinsaturadas. Diminuir também o consumo de gorduras saturadas e de gordura trans. Para facilitar o entendimento, listei os tipos de gorduras e algumas fontes alimentares.
Tipos de gordura
- Gordura saturada, presente nos alimentos de origem animal como as carnes gordas, toucinho, leite integral e seus derivados, manteiga, creme de leite, além do óleo de dendê.
- Gordura trans, presente em produtos industrializados como biscoitos, pães, sorvetes, salgadinhos.
- Gordura poli-insaturada, presente em óleos vegetais e alguns peixes como salmão, sardinha, atum, anchova, bacalhau.
- Gordura monoinsaturada, presente no azeite de oliva e no óleo de canola, frutas oleaginosas, além do abacate (a fruta).
Alguns alimentos podem auxiliar no controle do colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares, procure incluí-los na sua alimentação diária:
- Frutas com perfil antioxidante (maçã, uva e suco de uva, amora, frutas vermelhas, abacate);
- Aveia;
- Linhaça;
- Azeite de oliva;
- Vegetais como brócolis, berinjela, couve-flor, alcachofra;
- Soja, extrato de soja (leite de soja), queijo de soja (tofu), feijões;
- Peixes ricos em ômega-3: salmão, atum, sardinha, anchova, bacalhau;
- Sementes: semente de girassol sem casca, gergelim;
- Oleaginosas: castanha do Pará, amêndoas, nozes – 3 a 6 unidades/dia;
- Chocolate amargo (60% cacau): rico em antioxidantes! Atenção, somente 20g por dia.
Como sempre, devemos manter um equilíbrio entre os nutrientes que ingerimos. Saiba avaliar a qualidade das suas refeições.
Beijos,
Dra. Camila Alves
Nutricionista CRN.10/4516
Contato: (47) 9107.7297 / email: camilaalves.ntr@hotmail.com