Dicas da Paty,  Outros

A hora de ir para escola – Psicologia Infantil!

crianca-triste-menino-escola-1417629735426_615x300

Umas das grandes preocupações dos pais é quando seus filhos enfrentam a difícil tarefa de ir para a escola. Quando crianças mais novas choram, e os mais velhos contam muitas desculpas. Algumas vezes pode ser normal a criança preferir estar em casa, porém quando em excesso os pais e educadores devem ficar em alerta.

O pais muitas vezes se sentem ansiosos ou até mesmo preocupados, mas para as crianças a felicidade é vista na perspectiva da ausência de problemas.
Um fator importante é saber que o processo de socialização da criança só começa à partir dos dois anos, e que toda adaptação costuma ser lenta.
Para descartar problemas escolares o ideal é que os pais marquem uma reunião com a coordenação e professores, facilitando a troca de experiencias para que se possa checar o real motivo do problema.
Entre alguns fatores que podem desencadear problemas escolares está:
 
* Os problemas em casa, como discussões, separações, perdas de entes queridos entre outros, e infelizmente acabam sendo um dos maiores problemas da recusa a escola, as crianças por sua vez são muito sensíveis e absorvem quase sempre tudo que acontece em sua volta.
 
* A chegada de um irmão(a) também pode vir a ser um fator importante, pois acaba em alguns momentos mudando a rotina da criança, onde muitas vezes criam fantasias de que o irmão poderá tomar o seu “lugar”.
 
*Outros momentos também existe transtornos ligados a esse tipo de rejeição escolar chamado de Fobia Escolar, que a criança costuma ter como base um estado de ansiedade incontrolável, quando cria-se uma fantasia de abandono ou destruição.
 
Para todos os casos, sempre converse com seu filho, essa é uma das melhores formas de tentar entender o que ele esta sentindo. Na hora de deixar as crianças na escola, os pais devem estar confiantes e mostrar convicção para o filho, pois a criança independente da idade logo percebe a ambivalência quando a mãe ou pai diz “olha que turma legal”,  mas que ainda assim se agarra com medo, pois a mensagem falada deve ser a mesma que a linguagem corporal.
Se você tem alguma dúvida quanto este assunto, ou precisa de uma orientação segue o contato da querida Psicóloga abaixo, agende uma consulta.

Contato : Clinica Levie 33720313

Jackelline Tomasi

Psicóloga Clinica

CRP 12/13643

 

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *