Bullying Odontológico!!
Hoje venho divulgar a nossa nova parceira no Blog a Dra Juliana Lopes, especialista em Ortodontia e Odontopediatria. Ela estará trazendo matérias importantíssimas todas as quintas feiras,e nos instruindo na saúde bocal de nossos filhos, siga o blog e acompanhe. Eu indico o seu trabalho, meu filho de 10 anos faz tratamento com ela à 1 ano e tenho visto grandes resultados, logo abaixo segue o seu email particular para suas duvidas e perguntas.
O bullying é uma transgressão que tem atingido proporções significativas nos tempos atuais, e, principalmente em ambientes escolares, crianças e adolescentes são as vítimas mais frágeis deste tipo de violência.
Dentro deste contexto surgiu o “bullying odontológico”, termo que está relacionado com situações de bullying contra crianças e adolescentes que apresentam alterações buco-dentais e faciais, que chamam atenção de outros por diversos motivos.
Ter cuidado com a saúde bucal é importante desde cedo, pois é nesta época que a vida social começa a se desenvolver: ir ao colégio, às festas e encontros fazem parte da evolução individual. Se a criança sentir-se desconfortável com seus dentes, pode evitar o convívio com os amigos e não aproveitar uma das melhores fases da vida, a infância.
Além disso, a aparência do sorriso influencia na autoconfiança e na formação da personalidade da criança, por isso, os pais precisam estar atentos pois isso pode estar acontecendo a seu filho .
Quando procurar um ortodontista;
Ter dentes em um posicionamento correto não é apenas uma questão estética, mas também funcional, pois influencia na fala e mastigação.
– Observe a respiração da criança
– Veja se ela fica muito tempo de boca aberta
– Cheque se a alimentação ocorre de maneira adequada
– Preste atenção se ela baba no travesseiro à noite ou se ronca
– Se chupa o dedo ou utiliza a mamadeira por muito tempo
A procura precoce por um profissional possibilita um tratamento de ortodontia preventiva, que corrige os problemas no crescimento da face e desenvolvimento dos dentes.
Acompanhamento psicológico pode ser necessário;
Os psicólogos também falam da importância dos pais em uma situação como esta: “os alvos de bullying apresentam alguma característica física ou psicológica marcantes, não gostam de falar no assunto e sofrem a perseguição em silêncio”. Em alguns casos, é necessário o acompanhamento psicológico: “o bullying acarreta consequências no desenvolvimento da criança, que pode evitar a escola e o convívio social, prevenindo-se contra novas agressões”.
A posição dos dentes, assim como a saúde bucal e o hálito interferem muito na auto estima da criança e do adolescente, por isso é muito importante os pais estarem atentos e incentivarem seus filhos a ir ao dentista, ensinando hábitos de higiene bucal. É comum pais terem medo de ir ao dentista e passarem isso para seus filhos,porém os prejuízos podem ir além da saúde bucal, interferindo também na saúde emocional.
Dra Juliana Lopes Marques
Mestranda odontopediatria
Especialista Ortodontia
Contatos : Clinica Levie 33720313
drajulianalopesmarques@gmail.com