Cuidado com banhos quentes!
Nesses dias de friozinho nada mais relaxante e gostoso do que chegar em casa após um dia exaustivo e tomar um banho quente e demorado. Contudo, este simples hábito pode comprometer a saúde e a viscosidade da sua pele. Quando se deseja manter a pele sempre revigorada, logo se pensa em cremes poderosos e sabonetes hidratantes. Mas, poucas se dão conta de que a temperatura da água pode ser uma grande vilã para a beleza da cútis.
A água quente prejudica a camada manto-lipídica da pele, responsável pela hidratação natural da pele, e pela textura suave. Com banhos quentes constantes, o ressecamento da pele pode provocar repuxamento e um aspecto “craquelado”, o que favorece muito o envelhecimento precoce. Manchas avermelhadas também costumam surgir nas peles mais sensíveis, essas manchas coçam e são facilmente transformadas em feridas. Além disso, geralmente as doenças como dermatite seborreica (oleosidade), dermatite de contato, dermatite atópica se agravam, devido à remoção desta camada natural de proteção da pele.
A bucha também pode acabar com a suavidade da pele, quando usada diariamente. Ela é uma boa alternativa para limpar os pés e as axilas. O ideal para se esfoliar a pele, seja com bucha vegetal ou até mesmo esfoliantes corporais é a cada 15 dias, não mais que isso.
Então gente, vamos moderar no tempo do banho (o meio ambiente agradece), e cuidar a temperatura do nosso banho. E vamos buscar outra alternativa para relaxar após um dia exaustivo de trabalho!
Se você deseja cuidar melhor de sua pele, faça uma avaliação com a Fisioterapeuta Dermato-Funcional Alina Bavaresco. Segue contatos:
Dra. Aline Bavaresco
Contatos: Clinica Levie 3372-0313/ 9244-7276
Email : aline.fisiodermato@gmail.com