Curta o evento, mas não estrague o momento!
Muitas vezes, quando alguém decide adotar uma nova alimentação, mais saudável, surge uma festinha, uma saída com as amigas, no meio do caminho surge um evento! Aí começa o desespero… e tudo desanda.
Calma! A saúde não é apenas uma ocasião, é questão de atitude e de estilo de vida. Acontece! Você está se alimentando bem no dia a dia, conseguiu se organizar nas suas refeições, está tendo uma rotina saudável e aí recebe um convite dos amigos para um happy hour. Você pensa “e agora, saio da dieta ou me isolo em casa?”.
Se você cuida da sua alimentação, faz (por exemplo) seis refeições nutricionalmente equilibradas por dia – em um mês serão aproximadamente cento e oitenta refeições: isso mesmo, 180 exemplares refeições. Você acha que se divertir com os amigos, uma vez ou outra (uma vez ou outra ok?), vai mesmo atrapalhar o seu foco? Eventos sociais são saudáveis para o corpo e principalmente, para a mente. Relaxe, mas não se descuide – e muito menos se engane. Não deixe que os deslizes assumam grande proporção dentre as suas refeições.
Saiba avaliar se você merece, e como acredito em você, no seu lugar eu iria. Faça escolhas saudáveis, não exagere mas também não se prive. Não podemos trabalhar com radicalismo, temos que enxergar seu novo estilo de vida com prazer. Além de tudo, bons hábitos alimentares proporcionam bem estar e qualidade de vida.
Você pode sugerir um local agradável onde sirvam opções saudáveis para comer. Se isso não for possível, respeite sua fome, coma devagar, saboreie. Acrescente em sua refeição algo que considere saudável, inclua uma salada junto com o seu petisco ou troque o arroz branco pelo integral. Outra sugestão é comer algo em casa para que você não se perca com o cardápio do local. Se for possível, evite fritura, açúcar, bebidas alcoólicas ou carboidratos em excesso. Tente trazer seus hábitos para o seu happy hour, não deixe que o evento divertido com seus amigos seja também cruel com sua saúde. Mas se não der, tudo bem, vez ou outra não mata ninguém. O importante é ser honesto com você mesmo! Passar vontade e ficar infeliz também pode gerar ansiedade e aí voltamos ao quadro de comer por desespero, sem saber avaliar.
Consciência e moderação! Duas palavras que você deve adotar junto com seus novos hábitos. Cuide de você a todo o momento! Como você é uma pessoa informada, vai saber o que lhe faz bem e o que lhe faz mal. E no que for preciso, tenha um nutricionista como seu aliado. Nossa missão é saber equilibrar sua saúde nutricionalmente e educar você para que tome as próprias decisões.
Beijos,
Dra. Camila Alves.
Nutricionista CRN10 4516
Contato: Clínica LeVie 3372.0313