Outros,  Vida Saudável

Fitoterapia: benefícios medicinais das plantas.

Fitoterapia

A fitoterapia ou terapia pelas plantas é uma das mais antigas práticas terapêuticas da humanidade, tanto no conhecimento popular como na experiência científica. As plantas contêm princípios ativos capazes de curar diversas doenças e foi  a partir do reconhecimento destas propriedades terapêuticas que se deu o surgimento da medicina alopática moderna.

Nós nutricionistas podemos utilizar o teor medicinal das plantas como auxilio de tratamentos e quadros nutricionais. Foi por isso que resolvi escrever sobre esse tema hoje, mas o que encontrei me deixou encantada.

O site The Greenest Post publicou uma matéria com 35 plantas medicinais que te livrarão de tomar remédios a toda hora. Aproveitando a publicação, eu trago as informações resumidas de algumas das plantas listadas, as mais conhecidas. A matéria ficou longa, mas vejam que conteúdo maravilhoso:

 – ALECRIM (Rosmarinus officinalis): Estimula a memória e o crescimento dos cabelos. Alivia tosse, asma e bronquite. Combate depressão, angústia, convulsões, coqueluche, enxaqueca, esgotamento físico e intelectual e insônia. Costurador do plexo solar, restitui energias perdidas; estimulador da autoestima, infunde coragem. Pode causar irritação renal em doses excessivas. Contraindicado para gestantes e no tratamento de problemas de próstata e gastrenterites.

– ALFAVACA (Occimum canum): Antigripal, diurético, vermífugo, repelente, bactericida e ativador do sistema imunológico. Combate doenças das vias respiratórias, bronquites, gripes e resfriados, indigestão, desinterias, afecções da uretra, aftas, alergias, dores de cabeça, dores de ouvido e inchaços.

–  ANIS ESTRELADO (Illicium verum): Combate inflamações intestinais, tosse, catarro, bronquite e asma, cólicas estomacais, enjoo e vômitos. Regulador da menstruação. Doses excessivas podem provocar embriaguez, confusão mental e tremores. Contraindicado para hipotensivos.

ARNICA (Solidago chilensis): Estimulante e vaso dilatadora. Usada no tratamento de traumatismos, contusões, hematomas, inchaços e infecções locais. Combate dores no corpo e reumatismo. Estimulante do sistema nervoso e auxiliar no tratamento de lesões dos nervos. Estimulante da circulação periférica, útil para reabsorção de líquidos acumulados nos tecidos e para aliviar insuficiência circulatória. Usado também como auxiliar no tratamento de traumas psíquicos. É tóxico em dose excessiva, por isso a ingestão deve ser administrada com cuidado. Contraindicado para gestantes e lactantes.

– ARRUDA (Ruta graveolens): Combate insuficiência menstrual e amenorréia e regulariza o ciclo menstrual. Usado contra afecções cutâneas, micose, sarna e piolhos. Combate também varizes, flebites e abcessos, dor de cabeça e dor de dentes. Afasta mau olhado e energias negativas. Infunde felicidade. Alto nível de toxidade, deve ser administrado com extremo cuidado. Doses altas produzem contrações excessivas das vísceras, podendo causar hemorragias, além de provocar depressão do sistema nervoso e erupções cutâneas. Contraindicado para gestantes.

– BOLDO (Coleus barbatus): Combate dispepsia, azia, gastrite e úlceras gástricas, apatia e insônia, cefaléias e ressacas alcoólicas. Atua na limpeza do chacra coronário, aliviando a angústia e infundindo paz de espírito e longevidade.

– CABELO DE MILHO (Zea mays): Usado contra afecções dos rins e bexiga, cistite, cálculos renais, areias e dores ao urinar, além de combater albuminúria, icterícia e inchaços. Ajuda a baixar a pressão. Elimina ácido úrico e fosfato.

 – CALÊNDULA (Calendula officinalis): Impede a formação de pus em cortes e queimaduras, é usado no tratamento de escaras, cortes profundos, feridas e chagas cancerosas. Combate acne, dermatites, eczemas e herpes. Excelente no tratamento de qualquer alergia e doença inflamatória, principalmente conjuntivites e gengivites. Útil contra cólicas, gastrites e úlceras duodenais, catapora e sarampo. Usado no tratamento de traumas psíquicos, infunde integridade, alegria e perdão.

– CANELA DA ÍNDIA (Cinnamomum zeylanicum): Usado para elevar a pressão sanguínea. Combate asma, bronquite, diarréia, enjoo, náusea, espasmos abdominais, febre, hemorragia uterina, menstruação excessiva, dismenorréia, nefrite e psoríase. É afrodisíaco e digestivo. Infunde coragem. Ativa a musculatura do útero, o que pode prejudicar a gravidez. Contraindicado para gestantes e mulheres que desejam engravidar.

– CAPIM LIMÃO (Cymbopogon citratus): É analgésico, calmante, antitérmico, relaxante muscular e estimulante lácteo. Usado contra cólicas uterinas, renais, intestinas e inflamações na bexiga; cefaléias, nevralgias, tensão nervosa, excitação, insônia, stress e espasmos musculares; gases, indigestão e diarréia por excesso de movimentos peristálticos. Usado para limpeza de pele e tratamento de conjuntivite, acne, manchas e sardas. Usado na assepsia dos dentes e gengivas. Auxilia no tratamento de gripes e resfriados.

– CARQUEJA (Baccharis trimera): Promove o equilíbrio e bom funcionamento do fígado, pâncreas e baço. Usado no tratamento de diabetes e obesidade, anemia, perturbações do estômago, gastrites e úlceras, estomatite vesicular, doenças hepáticas e cálculos biliares, inflamações das vias urinárias, bexiga e rins, chagas venéreas e leprosas. Combate prisão de ventre, má digestão, náusea, vômitos e inapetência. Desintoxica o fígado em caso de ingestão demasiada de bebidas alcoólicas. Infunde agressividade, ativando a autodefesa e combatendo a carência afetiva. Desperta metas e vontade de trabalhar. Contraindicado para gestantes.

– CAVALINHA (Equisetum arvense): Usado para estimular a consolidação de fraturas ósseas e no tratamento de reumatismo, osteoporose, raquitismo, lesões, tendinites e dores nas articulações (reconstrução da cartilagem). Utilizado também contra infecções urinárias e renais, cistite, uretrite, oligúria, urolitíase, hiperazotemia, hiperuricemia, hematúria, metrorragia, dismenorréia e gota. Combate a retenção de líquidos, úlceras gastroduodenais, hemorragias nasais, renais e retais, incontinência urinária (inclusive incontinências noturnas de crianças e idosos). Usado no tratamento de traumas e sentimentos negativos trazidos da infância ou vidas passadas. Contraindicado para gestantes e lactantes. Pode irritar a mucosa gástrica.

– CRAVO DA ÍNDIA (Syzygium aromaticum): Tonifica o estômago e ativa a produção de todos os sucos digestivos. Antisséptico bucal, útil para aliviar dores de dente e infecções na gengiva. Afrodisíaco. O uso exagerado pode irritar as mucosas e o estômago.

– CURCUMA (Curcuma longa): Estimulante da secreção biliar, atua contra gastrites e dispepsias. Usado na prevenção de doenças degenerativas do sistema nervoso.

– ERVA CIDREIRA (Melissa officinalis): Acalma e tonifica o coração. Possui forte ação virustática, principalmente contra o vírus do Herpes simples (herpes labial e genital). Por esta mesma propriedade, é usado em pacientes com HIV. Combate ansiedade e insônia, dispepsia, gases e cólicas; gripes, bronquite crônica, tosses espasmódicas e crises de asma; cefaléias, enxaquecas, dores de origem reumática, picadas de insetos e alergias cutâneas. Ajuda na recuperação de choques, desmaios, depressão e vertigem. Útil em palpitações e pressão alta de origem nervosa. Tonificante do útero. Utilizada no tratamento de dependentes químicos.

– ERVA DOCE (Pimpinella anisum): Excelente no combate a cólicas, principalmente de recém-nascidos e lactentes, por seu efeito suave e sem toxidade. Alivia tensões da menopausa e distúrbios menstruais. Altas doses podem causar excitação, delírios, confusão mental, agitação e insônia. Seus constituintes estrogênicos podem causar hipermenorréia.

– ERVA MATE (Illex paraguariensis): Combate cansaço, fadiga, insônia e obesidade. Auxilia convalescentes. Contraindicado para hipertensos.

– ESPINHEIRA SANTA (Maytenus ilicifolia): Usado contra afecções gástricas, na hiper acidez do estômago, nas gastrites e úlceras de esôfago, estômago e duodeno, nas afecções intestinais, hepáticas e renais e nas afecções de pele de origem intestinal, tais como acne, eczemas e Herpes. É também usado para debelar feridas, principalmente em diabéticos. Utilizado no tratamento de alcoolismo e na prevenção de tumores. Bom contra gases. Desperta o senso de valor próprio e autoestima. É um ótimo acompanhante da Salvia para quem vive sob situações de pressão que geram constantes dores de estômago. Contraindicado para gestantes e lactantes, uma vez que diminui a produção de leite materno.

 – GOIABEIRA (Psidium guajava): Combate infecções intestinais, inflamações da boca, garganta e varizes, vaginites, enjoos na gravidez e inchaços. Contraindicado para puérperas.

 Espero que tenha sido útil, eu amei! Para quem quiser conferir as outras plantas, aqui vai o link da matéria publicada: http://www.thegreenestpost.com/35-plantas-medicinais-para-nao-tomar-remedio-toda-hora/

Beijos,

Dra. Camila Alves

Nutricionista CRN10 4516

Contato: Spaço DuoCorpo (47)9107.7197 / email: camilaalves.ntr@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *