Outros,  Vida Saudável

Seu filho é o que vc come!

uma-campanha-da-sociedade-de-pediatria-do-rio-grande-do-sul-alerta-sobre-os-riscos-da-ma-alimentacao-das-maes-para-os-seus-bebes-1442495835803_615x3

No dia de ontem (21/09) foi lançada oficialmente uma campanha que tem chocado muitas pessoas, principalmente as mamães. E acredito que a intenção tenha sido essa, afinal é preciso alertar a todos sobre os efeitos que uma má alimentação materna pode ter sobre seus filhos recém-nascidos.

“Seu filho é o que você come” virou o slogan da campanha realizada pela Sociedade de Pediatria. Com o intuito de chamar a atenção para uma alimentação materna saudável, foram criadas imagens onde mostram mães amamentando seus bebês. Porém, os seios delas são substituídos por alimentos como hambúrgueres, refrigerantes e doces.

seu-filho-é-o-que-voce-come

Segundo o publicitário Marcio Blank, diretor de criação da Agencia Paim – responsável pela apresentação da campanha – as imagens dizem muito. A ideia foi deixar bem claro que tudo que a mãe estiver consumindo, na verdade, indiretamente, vai ser o que filho dela estará ingerindo.

campanha-da-sociedade-de-pediatria-do-rio-grande-do-sul-alerta-sobre-os-riscos-da-ma-alimentacao-na-primeira-infancia-1442495613158_615x300

A médica do Comitê de Nutrologia da Sociedade de Pediatria, Berenice Lempek dos Santos, também destaca: “A alimentação da gestante pode influenciar o desenvolvimento do bebê, tanto no nível cerebral quanto estrutural. O que a mãe come passa para o leite materno. Se a mãe tiver uma alimentação saudável, o leite materno será saudável também”.

Outras campanhas trabalham com os primeiros mil dias da criança (que incluem os nove meses de gestação e ainda os dois anos após o nascimento). Esse é o momento em que o crescimento cerebral é mais intenso. Ainda dentro do útero da mãe, o feto já é capaz de distinguir diferentes sabores presentes no líquido amniótico. Essa “memória” pode influenciar a alimentação da criança pelo resto da vida.

Quando consumidos durante a gestação e amamentação, alimentos que contém gordura trans, por exemplo, podem influenciar as crianças a se tornarem obesas. Além disso, estudos indicam que crianças que tiveram uma alimentação inadequada têm maior tendência a desenvolverem doenças como diabetes e hipertensão na vida adulta.

Preciso ainda frisar a importância das escolhas saudáveis nessa fase?! Além disso, é preciso fazer um pré-natal adequado e seguir o acompanhamento médico durante a amamentação do bebê. Esses cuidados na infância vão estimular hábitos saudáveis que podem durar para a vida toda da criança.

Alimentar a saúde do seu filho é um ato de AMOR. Se você não tem crianças em casa, ajude a sua prima, vizinha, amiga… O importante é espalhar a ideia de alimentação saudável!

Beijos,

Dra. Camila Alves

Nutricionista

Contato: Clínica LeVie 3372.0313

 

 

2 Comentários

  • Denise

    Amei a matéria. O que estou achando incrível, nessas primeiras semanas de gestação é que me dá uma vontade enorme de comer frutas e saladas, um enjôo de coisas muito gordurosas ou doces demais… Mistérios propositais que Deus planejou em nosso corpo para esse momento lindo de geração de uma nova vida🙏👶🏼✨ É só obedecer ao instinto! Deus fez tudo certinho!👏😄

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *