Volta às aulas: Levando saúde na lancheira!
Sabemos que o hábito alimentar se instala na infância, e as preferências alimentares (saudáveis) das crianças e adolescentes farão deles adultos que terão certamente uma melhor qualidade de vida. Até o Ministério da Saúde (2012) já desenvolveu uma cartilha para dar mais segurança e tranquilidade na orientação nutricional de seus filhos tanto em casa quanto na escola.
Se o processo de educação alimentar e nutricional representa um grande desafio para os profissionais da saúde e da educação, imagina para os pais?! Intervir precocemente neste processo por meio de ações educativas pode influenciar positivamente na formação dos hábitos alimentares e contribuir para o estabelecimento de comportamento alimentar saudável.
A família exerce, provavelmente, a maior influencia ambiental sobre a criança, podendo propiciar amplo campo de aprendizagem e partilhar um ambiente saudável por meio de práticas nutritivas e da oferta de alimentos variados e saudáveis, além da promoção da prática regular de atividade física.
Os pais são responsáveis pelas escolhas e pelos padrões alimentares por meio do tipo de alimento adquirido, pela sua qualidade e preparo, além da cultura e dos comportamentos que podem influenciar nos hábitos alimentares e servirem como modelo para as crianças na transmissão de informações sobre o comportamento alimentar e na prática da alimentação saudável dos filhos.
No momento de montar a lancheira dos pequenos, é importante a família fazer escolhas saudáveis que sejam capazes de suprir a necessidade energética e nutricional da criança, ser saborosa e visualmente atraente.
Inicialmente, é necessário um planejamento semanal dos alimentos, lembrando-se a necessidade de alimentos fontes de energia, de preferência integral ou rico em fibras, que aumenta a saciedade da criança, como por exemplo, sanduíches naturais, pães caseiros, cookies integrais, batata doce cozida, milho cozido, pipoca, aveia, frutas e etc. As frutas devem estar presentes sempre que possível, pois são excelentes fontes de vitaminas e minerais. Para a bebida, a água é uma boa opção, mas também podem entrar na lancheira das crianças: água de coco, sucos de frutas natural ou chás gelados feitos em casa, evitando-se o consumo de sucos de caixinha ou em pó, ricos em açúcar.
Vale lembrar o uso de uma lancheira térmica, que conserve a temperatura adequada no transporte dos alimentos e evite que estraguem.
Sugestões para cada dia da semana:
Segunda-feira:
– Mini sanduíche integral com pasta de frango
– Suco de laranja e acerola
– Banana
Terça-feira
– Tapioca com peito de peru
– Água de coco
– Morangos
Quarta-feira
– Bolo integral de cenoura
– Água saborizada
– Mamão
Quinta-feira
– Biscoito Integral salgado
– Suco de melancia
– Tangerina
Sexta-feira
– Pipoca
– Chá gelado sem açúcar
– Melão
Aproveite essas ideias e monte uma lancheira saudável e saborosa! Lembrando sempre da variedade de cores e sabores, tornando esse processo de escolha dinâmico e divertido! Vale incluir a criança no momento de preparo das refeições.
Beijos,
Dra. Camila Alves
Nutricionista CRN10 4516
Contato: Clínica LeVie 3372.0313 e Spaço Duo Corpo 9107.7197