Outros,  Vida Saudável

Intolerância a Lactose!

intolerancia-a-lactose As causas da intolerância à lactose podem ser resultado de uma deficiência primária de lactase, de uma deficiência secundária e a ainda a congênita, que costuma ser extremamente rara. A deficiência primária é a forma mais comum do distúrbio, por estar diretamente ligada à dieta dos indivíduos e consiste em uma diminuição natural e progressiva na produção de lactase a partir da adolescência. Ao nascer, o organismo produz muita enzima lactase, pois o leite é a fonte primária de nutrição. Conforme a pessoa vai crescendo e introduzindo outros alimentos à sua dieta, há o declínio na produção de lactase, o que pode levar a um quadro de intolerância à lactose.

Por isso que antes de cortar o leite de vaca da dieta das crianças, é necessário conversar com o pediatra, pois muitos não recomendam cortar definitivamente o leite da dieta infantil. Sem contar, que há outros nutrientes no leite importantes para a saúde , como as vitaminas A e D, a riboflavina e o fósforo, que terão que ser substituídos.

A deficiência secundária de lactase é um distúrbio que resulta de doenças no intestino delgado, causados por exemplo, por uma gastroenterite aguda, diarreia persistente, ou outros danos na mucosa intestinal e pode acontecer em todas as idades, mas é mais comum na infância. Em bebês prematuros ou subnutridos que desenvolvem diarreia infecciosa, a intolerância à lactose pode ser um fator decisivo para determinar a evolução da doença.

E a deficiência congênita de lactase é extremamente rara e faz com que os bebês já nasçam sem produzir a enzima lactase.

Consulte um médico para que todas as suas dúvidas sejam esclarecidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *