O QUE É E COMO FUNCIONA A CRIOLIPÓLISE !
Domingo o Fantástico mostrou uma excelente reportagem sobre os riscos dos tratamentos estéticos baratos e mal feitos sem o uso, ou com o uso indevido da manta protetora, mais especificamente falando sobre a criolipólise, muitas pessoas acabaram ficando com dúvidas do funcionamento desse procedimento, quais os cuidados que devemos ter. Então hoje falarei um pouco sobre a criolipólise. Qualquer dúvida a mais que vocês venham a ter estou à disposição para esclarecê-las.
O que é a criolipólise
Desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, a criolipólise usa baixas temperaturas para acabar com a gordura localizada. O aparelho é colocado na superfície da pele, fazendo as células de gordura serem congeladas a temperaturas negativas para serem destruída. Eem contato com a baixa temperatura, as células de gordura – chamadas de adipócitos – se rompem totalmente. Em consequência, o corpo entende que elas não fazem mais parte do organismo e as expele naturalmente.
Como é feita a criolipólise
A criolipólise é feita com a ajuda de um aparelho específico cujos aplicadores acoplam-se perfeitamente às diferentes áreas do corpo. A ponteira do aparelho realiza um poderoso vácuo que promove a sucção da pele e da porção de gordura localizada. Ao mesmo tempo, o resfriamento intenso e controlado da gordura destrói as células de gordura. O resfriamento controlado age danificando seletivamente as células adiposas, que são mais sensíveis ao frio, sem causar qualquer dano a nervos, músculos e outras estruturas próxima. É importante lembrar que nesse momento do congelamento, o uso de uma manta de qualidade com glicerina é fundamental para proteger a pele do frio intenso gerado pelo equipamento, a fim de evitar queimaduras e lesões graves na pele.
A eliminação das estruturas dos adipócitos destruídas com a baixa temperatura é feita pelo sistema imune e a gordura no interior das células é conduzida ao fígado pelo sistema linfático para sua metabolização. Uma vez que o sistema linfático leva apenas uma pequena quantidade diária de gordura para ser metabolizada, não há perigo de sobrecarga do fígado nesse processo. Mas claro que se a pessoa estiver fazendo atividade física regular diária, o resultado obtido será muito melhor do que simplesmente deixar com que o próprio corpo se responsabilize em eliminar essa gordura.
Indicações da criolipólise
A criolipólise não é um tratamento para sobrepeso ou obesidade. Ela é opção para pessoas que tenham gordura localizada em algumas regiões corporais, o famoso pneuzinho. De acordo com o fabricante, o procedimento elimina até mesmo aquela gordura incapaz de ser combatida com dieta e exercícios físicos.
A criolipólise pode ser feita em qualquer estação do ano, inclusive no verão. Mas se a ideia é que os resultados sejam notados na estação da praia e do sol, o ideal é se programar antes, já que o resultado completo leva de dois a três meses para aparecer.
Barriga chapada
Uma ou duas sessões já são suficientes para trazer resultados. Mas há casos em que são necessárias mais sessões. A partir do décimo dia a quebra de gordura já pode ser visível, mas o efeito máximo acontece de dois a três meses após a sessão. É possível medir a diferença na fita métrica, mas a melhor maneira de fazer a comparação de fotografias de antes e depois, na mesma posição. Em uma única sessão, estudos científicos em Harvard apontam redução de 20% a 25% da gordura localizada na região tratada. Mas claro, os resultados variam de pessoa para pessoa.
Contraindicações
Nem todo mundo pode fazer a criolipólise, é preciso passar por uma avaliação detalhada antes. A criolipólise é contraindicada para pessoas com sensibilidade ao frio – como quem tem urticária, por exemplo -, com hérnias no local da aplicação, infecções na pele, para gestantes e para quem passou por cirurgia recentemente. Para quem pretende emagrecer, vale lembrar que o método combate a gordura localizada e não o excesso de peso, pois não atinge gordura em todas as áreas do corpo ou mesmo a visceral, gordura que se deposita entre os órgãos.
Reações adversas e complicações
Pode haver dor persistente após uma semana do tratamento. Nesse caso, o paciente deve ser medicado, mas essa consequência é rara. Podem ficar hematomas na região devido à sucção, quando isso acontecer deve-se ter um cuidado especial à exposição solar, que deve ser evitada para evitar manchas na pele. Quando o procedimento é feito por pessoas que não estão aptas a aplicá-lo ou com aparelhos não certificados, ele pode causar complicações, como queimaduras e outros problemas.
Duvidas segue o contato abaixo:
Aline Bavaresco
Contatos: Clinica Levie 3372-0313/ 9244-7276
Email : aline.fisiodermato@gmail.com