De mulher para mulher

Débora uma Juíza ilustre!

Oi meus amores

Eu já estava com saudades de escrever estas histórias lindas destas mulheres que marcaram a história do povo de Deus, e como é maravilhoso falar desta mulher de hoje; pois a vida dela nos traz um certo animo e coragem; em meio a um mundo tão cheio de preconceitos quanto ao papel da mulher na sociedade. Você que saber melhor sobre a vida dela? Então vamos :

LEGADO DE DÉBORA:

Seu nome: significa “abelha do mel”

Seu caráter: Sua visão de mundo não era moldada pela situação política da sua época, mas por seu relacionamento com Deus. Embora as mulheres do mundo antigo geralmente não se tornassem líderes políticas, Débora foi justamente a líder que Israel precisava, uma profetisa que ouviu a Deus e que cria Nele, cuja coragem estimulava o povo, capacitando-o a libertar-se da opressão estrangeira.

Seu sofrimento: Seu povo caíra em desespero por causa da idolatria,esquecendo-se das promessas de Deus e da fé que seus ancestrais possuíam.

Sua alegria: O fato de Deus revertido a força do inimigo em sua liderança dando poder aos fracos e abençoando a terra com paz durante quarenta anos.

Texto-chave: Juízes 4-5

Em Juízes 5 : 7 Débora refere-se a si mesma como “Mãe em Israel” ; Ficaram desertas as aldeias em Israel, repousaram, até que eu, Débora, me levantei, levantei-me por mãe em Israel.

  •  Débora foi a única mulher a manter a posição de juíza em Israel, teve a oportunidade dada por Deus de ser a libertadora de seu povo em tempo de guerra. Por isso ela foi descrita como ” abelha em tempos de paz e uma vespa em tempos de guerra”. Mas antes de Débora exercer sua liderança, ela foi dona de casa, esposa e mãe.
  • As suas habilidades foram medidora, conselheira e consultora, e quando foi chamada para liderar, dispôs-se a planejar, dirigir e delegar com excelência. Débora julgava o povo debaixo de uma palmeira, próxima à sua casa, discutindo e sugerindo soluções a pessoas com problemas. Embora grande parte de Israel estivesse dividida e abatida, ela não se deixou abater pelo desanimo.
  • A piedosa Débora tem sido fonte de encorajamento para as mulheres de todos os tempos. Quando uma mulher se sente confinada ou maltratada, insegura quanto ao que é certo ou sobre qual caminho tomar, quando entra em território desconhecido, quando se sente desprezada ou ignorada, recebe segurança e conforto ao lembrar-se de Débora.

SEU LEGADO (Pra vocês)

Meditem: Juízes 4

Louvem a Deus: Por falar claramente a seu povo.

Agradeçam: Por Deus conceder profetas à igreja, tanto mulheres como homens.

Confessem: Qualquer coisa que torne vocês relutantes em ouvirem a voz de Deus.

Peçam a Deus: Que as ajudem a discernir sua voz.

Aquilo que Débora possuía também está ao meu e seu alcance hoje. Sua sabedoria é revelada nas Escrituras. Sua confiança em Deus é encontrada no relacionamento com Ele. Sua coragem é possível de alcançar ao colocar sua confiança em Deus e nas suas promessas. Sua força interior e liderança serena são características da confiança em Deus, e não em si mesma. Tudo o que Débora ofereceu a Israel também oferece a você hoje, como exemplo de mulher disposta a ser usada por Deus. Que possamos refletir sobre o legado desta mulher e entender qual é a vontade de Deus para as nossas vidas.

Amadas se há algo que você precisa colocar na presença de Deus e receber o seu perdão, esta é a hora amadas, confessem as suas vidas a Cristo, porque só Ele tem palavras de vida eterna!!!

Peço ao amado Espirito Santo que dê sabedoria a cada uma de vocês para entenderem o que Deus está falando através deste estudo, e até semana que vem, se quiserem me acompanhar no livro vou postar aqui a foto dele:

Oremos: Senhor quero ouvir a tua voz. Ajuda-me a reconhecer e a resistir a todas as vozes falsas que fingem ser a tua. Ajuda-me a distinguir a tua voz de todas as outras. Faze de mim uma mulher que tanto ouve como fala a tua palavra.

Bjs no de vocês!!

Patrícia Malinverni Zani!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *