De mulher para mulher

TAMAR!! Uma mulher que não abriu mão de seus direitos!!

Oi meus amores 

Como vocês estão? Espero que tudo bem!!! Quero dizer pra vocês que este estudo semanal tem me edificado muito, e quando chega na quinta-feira estou ansiosa para escrever aqui a história de mais uma mulher, que alcançou as misericórdias de Deus assim como nós temos alcançado todos os dias. Hoje estarei falando sobre Tamar , nora de Judá uma mulher que luta pela sua benção até o final. Vamos lá:

  • LEAGADO DE TAMAR: 

Seu nome significa: “Tamareira” ou “Palmeira”

Seu caráter: Impelida por uma necessidade esmagadora, sacrificou sua reputação e quase perdeu a vida para alcançar seus objetivos.

Seu sofrimento: Os homens em sua vida falharam no cumprimento de suas responsabilidades, deixando-a viúva e sem filhos.

Sua alegria: Que seu comportamento ousado não resultasse em ruína, mas no cumprimento de sua esperança de ter filhos.

Os textos chaves são: Gênesis 38; Mateus 1.3 

Em Gênesis 38:27  Tamar experimenta a misericórdia de Deus: “E aconteceu que, estando ela para dar à luz, havia gêmeos no seu ventre”

  • Muitas vezes passamos por cima das genealogias prescritas na Bíblia por serem longas ou até achar que não é tão importante, mas até mesmo longas listas de nomes enigmáticos (indecifrável) podem revelar interessantes visões do misterioso plano de Deus. É assim que as Escrituras funciona, expondo riquezas ocultas a cada página. Na genealogia de Jesus Cristo a Bíblia alista um total de 41 ancestrais do sexo masculino, e cinco ancestrais femininas, três das quais Tamar com histórias recheadas de detalhes desagradáveis etá presente.A simples menção de mulheres em sua genealogia já é surpreendente.
  • Tamar foi esposa do primogênito de Judá, Er meio cananita e meio hebreu, e por ser homem perverso morreu pelos seus pecados a Deus.Assim Tamar se casou com o irmão de Er (como era de costume naquela época) que se chamava Onã, segundo filho de Judá que logo faleceu também. Tamar agora além de viúva, não tinha filhos.
  • Mas Tamar decidiu agir de maneira dramática e desesperada. Se Judá não queria dar seu filho mais moço em casamento ela faria o possível para propagar o nome da família a seu modo. (leiam Gênesis 38: 12 ao 29 para entenderem melhor a história) Judá mostrara pouco interesse pela continuação da sua linhagem. Em vez disso, Deus usou uma mulher, envergonhada por ser estéril e decidida a vencê-la, a fim de assegurar que a tribo de Judá não só sobrevivesse, como também viesse um dia gerar o Messias do mundo. “JESUS”.

 

  • SEU LEGADO DE ORAÇÃO: (Pra vocês)

Meditem: Gênesis 38

Louvem a Deus: Por ter permitido que seu Filho (Jesus) se associasse intimamente com os seres humanos decaídos, de quem descendia.

Agradeçam: Pelo fato de Deus usar tudo e todos para produzir bons resultados.

Confessem: Qualquer tendência que você tenha de julgar outros usando dupla medida como Judá fez com Tamar.

Peçam a Deus: Que Ele tire qualquer aflição que esteja sentindo e que a substitua por esperança, lembrando o texto de Jeremias 29:11: ” Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais”.

Todavia,histórias como a de Tamar é que tornam a Bíblia tão digna de crédito. Quem inventaria tal coisa e depois a registraria, não só como narrativa histórica, mas também como evento da vida de alguém pertencente a linhagem do Messias?  Só o Deus das eternas surpresas. O Deus que toma os desajustados, os desesperados e os profanos usando-os em seus eternos e santos propósitos.

A beleza desta história esta amadas, no poder de Deus para produzir coisas positivas a partir de situações negativas, e até pecaminosas, Deus ainda atua hoje como na época de Tamar, talvez não percebamos isso nem hoje nem amanhã, ou talvez nunca. Mas podemos confiar no Deus que amamos para fazer o que mais gosta;     Abençoar-nos apesar de nós mesmas.

Oremos: Senhor, tu me formaste no ventre da minha mãe. Sabias, então, como iria ser cada dia da minha vida. Vistes as grandes coisas e as dificuldades, a alegria e a tristeza. Neste momento, apresento diante de ti uma situação (lembrança) com a qual não me reconciliei. Quando tiver de olhar para as circunstâncias penosas, ajuda-me a compreender que estavas presente mesmo em meio a elas. Entrego-as agora a ti. Ajuda-me a sentir a tua presença confortadora em minha vida. Amém !!

Amadas confessem as suas vidas a Cristo, porque só Ele tem palavras de vida eterna!!!

Peço ao amado Espirito Santo que dê sabedoria acada uma de vocês para entenderem o que Deus está falando através deste estudo, e até semana que vem, se quiserem me acompanhar no livro vou postar aqui a foto dele:

Bjs no ode vocês !!

Patrícia Malinverni Zani.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.